Campanha de sensibilização para donos de cães

1743

A Junta Freguesia de Vila Real e a Polícia de Segurança Pública, realizaram no Parque Corgo uma acção de sensibilização destinada a donos de cães, quer de companhia quer de guarda.

A acção consistiu em sensibilizar os donos dos animais para a importância da legalização conveniente dos cães. José Guedes referiu que esta iniciativa surgiu por causa do número de cães que se vêm na rua “muitos deles sem trela”. Actualmente estão registados nesta Junta de Freguesia 370 cães e a preocupação é que “estejam vacinados e que tenham seguro”.

A questão da limpeza também foi abordada nesta campanha. José Guedes frisou que a responsabilidade é de cada um. “Temos que vir prevenidos para deixar o local tal como o encontramos”.

O Sub Comissário Victor Gulpilhares da PSP de Vila Real referiu que a campanha foi dirigida aos proprietários de animais e aos cuidados que devem ter com eles. “Têm que estar registados e serem titulares de uma licença”.

Victor Gulpilhares sublinhou ainda os cuidados a ter quando os cães estão num espaço público, “devem ter trela e açaime”. Os maus tratos dos animais e abandono foi tema que não ficou esquecido nesta campanha de sensibilização e a PSP recordou que é crime.

A acção foi muito bem recebida pelos donos dos canídeos que ficaram surpreendidas com a abordagem e com as informações prestadas. “Não sabiam por exemplo que o cão tem que estar registado. Achavam que por estar vacinado já está legal, e não é assim. Tem que estar registado na junta de freguesia.

As multas por falta de legalização dos cães podem ir dos 50 aos 750 euros.

A PSP e a Freguesia de Vila Real vão continuar a fazer acções de sensibilização junto dos donos dos cães a fim de que a legislação possa ser cumprida.

Deixe o seu Comentário

Comentário