Arrastão de 12 toneladas de pedra em Vila Pouca de Aguiar

1368
Foto de arquivo

Cerca de mil pessoas vão unir forças este domingo para o arrastão de uma pedra de 12 toneladas, naquele que é o ponto alto da Feira do Granito de Vila Pouca de Aguiar.

O certame, que decorre até amanhã, quer divulgar e potenciar o setor que é “motor da economia” local e emprega um terço da população deste concelho do distrito de Vila Real.

Organizado pela Câmara de Vila Pouca de Aguiar e a Associação dos Industriais do Granito (AIGRA), a feira apresenta-se como uma das maiores montras a nível nacional da indústria do granito.

O  ponto alto da Feira do Granito volta a ser o “Arrastão da Grande Pedra”. Cerca de mil populares das freguesias do concelho vão unir forças para arrastar a rocha de 12 toneladas, tratando-se de um “regresso às origens que pretende homenagear a pedra rainha da região, o granito, e destacar a força e a determinação das gentes do interior”.

Antigamente, antes de se recorrer à ajuda dos animais, era com a força dos braços do homem que se transportavam as pedras para a construção de casas ou monumentos.

No recinto da feira estão cerca de 140 expositores, dos quais 43 ligados ao setor do granito.

O certame vai dar a conhecer os três granitos certificados do concelho (Cinza Pedras Salgadas, Amarelo Real, Cinza Telões) e, ao mesmo tempo, o objetivo é abrir portas a novos mercados.

Deixe o seu Comentário

Comentário