Aprovada empreitada de reparação da Mina de Mateus

1294

O executivo municipal de Vila Real, reunido no dia 21 de março aprovou a empreitada de reparação da Mina de Mateus, por questões de segurança e de saúde pública. Esta empreitada, no valor de € 129.644,00 (cento e vinte e nove mil, seiscentos e quarenta e quatro), acrescido de IVA à taxa legal em vigor, procurará evitar a continuação da degradação provocada pela mina de água referida, que põe em causa a segurança das casas das imediações e consequentemente dos seus habitantes.
A deteção deste problema decorreu na sequência de indícios de rotura revelados por um abatimento de terras, nas imediações do alinhamento da mina de nascente de água, atrás das habitações existentes no local. Após uma visita ao local em junho de 2014 constatou-se que a situação de instabilidade afetava duas habitações, no alinhamento da mina. O desmoronamento subterrâneo de terras apresentava já cerca de 3 metros de diâmetro e uma profundidade de cerca de 5 metros, sendo visíveis as fundações das habitações.
Numa primeira fase, ainda em 2015, foi feito o preenchimento urgente do espaço vazio com betão, em substituição da terra desmoronada. A empreitada agora aprovada permitirá a reconstrução da mina com manilhas de betão, a execução de caixas de visita e o restante preenchimento da mina com betão.

Deixe o seu Comentário

Comentário