Ano Letivo 2016/17 volta a trazer “Livros para Todos”

680

Uma das medidas mais emblemáticas na área da educação implementada pelo Executivo Municipal Vila-realense foi, sem dúvida, o programa municipal “Livros para Todos”, que veio reforçar o carater universal do direito à educação, discriminando positivamente os alunos mais carenciados, dado que este programa é complementar aos já existentes na Ação Social Escolar.

Para beneficiar deste apoio municipal os encarregados de educação preencheram uma ficha de candidatura, entregando-a no Gabinete de Apoio ao Cidadão, nas instalações da Câmara Municipal, sendo que, tal como nos anos anteriores, os manuais serão entregues na primeira semana do ano letivo, na respetiva escola.

Através deste programa a autarquia voltará a disponibilizar, de forma totalmente gratuita, os manuais escolares de Matemática, Língua Portuguesa e Estudo do Meio, a todos os alunos do 2º, 3º e 4º anos, bem como o manual de inglês do 3º e 4º ano.

Dado que o Ministério da Educação anunciou que dará os manuais aos alunos do 1º ano, o Município de Vila Real, por uma questão de equidade, irá entregar os livros de fichas de atividades aos alunos inscritos nesse ano de escolaridade na rede pública, privada e cooperativa do concelho de Vila Real.

No caso dos alunos com necessidades educativas especiais ser-lhes-á atribuída, à semelhança do ano transato, a verba correspondente aos manuais escolares para aquisição de material ajustado às suas necessidades. No ano letivo 2016/2017 a implementação desta medida traduz-se em cerca de 60 mil euros de investimento no futuro e na preparação das novas gerações.

O Programa Municipal Livros para Todos é apenas uma entre outras medidas adotadas pelo Município de Vila Real para garantir as melhores condições no acesso à educação de crianças e jovens. Recorde-se, nomeadamente, as medidas de reforço da ação social escolar, a aquisição de material didático, livros para as bibliotecas escolares, o apetrechamento das escolas com material informático e equipamento diverso, as obras de melhoria dos equipamentos escolares, entre muitos outros.

Deixe o seu Comentário

Comentário