Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus promove Interculturalidade

2277

Professores e alunos do Clube Europeu e do Clube de Música do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, deslocaram-se, de 22 a 26 de maio, a S. Miguel, Açores, para concretizar um projeto de interculturalidade com a Escola Básica Integrada de Ginetes, na Ilha de S. Miguel. Este projeto, concebido no âmbito do Ano Europeu para a Interculturalidade e Mobilidade no Espaço Europeu, cujo objetivo principal era a promoção do encontro de culturas e do convívio entre os alunos das duas escolas, teve igualmente um conteúdo histórico e cultural.

Os alunos do Clube Europeu prepararam uma apresentação subordinada ao tema “Ei-los que partem”, da autoria da professora Luísa Costa, em que através de uma dramatização se abordava a história dos movimentos migratórios dos portugueses nos últimos cinquenta anos, ilustrada por músicas e danças alusivas ao tema da emigração. A seleção musical e coreografias, da responsabilidade da professora Fátima Ribeiro, foram interpretadas pelos alunos do Clube de Música. A performance foi apresentada na escola dos Ginetes, onde os alunos de ambas as regiões puderam ainda experimentar alguns jogos tradicionais transmontanos e participar em atividades conjuntas, culminando com a plantação de uma árvore, um cedro, muito comum na ilha de S. Miguel, plantado no jardim da entrada da escola, para assinalar a visita dos alunos do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus e a colocação de uma placa como símbolo deste encontro. O presidente da E.B.I. de Ginetes, José Domingos, esteve sempre presente e acompanhou todas as atividades, manifestando o seu apoio a esta iniciativa.

Cumpriram-se os objetivos do projeto, cujos participantes viveram uma experiência de interculturalidade, aprendendo a valorizar o património cultural da nossa região, através da sua divulgação e a respeitar culturas de regiões diferentes, como é o caso da ilha de S. Miguel, onde tiveram oportunidade de conhecer as festas do Espírito Santo, com grande significado nos Açores.

O programa da viagem incluiu ainda uma excursão pela ilha, permitindo aos alunos de Vila Real apreciar as maravilhas naturais de S. Miguel e aprender que Portugal Insular também é Europa.

Luísa Costa

Deixe o seu Comentário

Comentário