101 alunos disputaram em Chaves fase distrital do Concurso Nacional de Leitura

1146

A Biblioteca Municipal de Chaves foi o palco escolhido para a Prova Distrital da 10.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL). A iniciativa foi promovida pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), enquanto parceira do Plano Nacional de Leitura (PNL) e visa promover a leitura. A prova teve lugar dia 21 de abril, e reuniu 101 alunos de 22 escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundárias do Distrito de Vila. O concelho de Chaves contou com a participação de quatro escolas: Escola Básica de Vidago, Fernão Magalhães, António Granjo e Júlio Martins.

Para atingirem a desejada final nacional, os candidatos tiveram de transpor, em primeiro lugar, a barreira da fase preliminar de eliminatórias, que se realizou nas escolas, para depois disputarem as fases finais distritais, nas bibliotecas municipais seleccionadas. Nesta fase, as provas foram divididas em duas categorias: 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.Ficam agora apurados para a Fase Nacional do Concurso, que decorrerá em Lisboa, dois concorrentes, o mais pontuado em cada categoria.

Em Chaves, a prova decorreu num ambiente de festa em torno do livro e da leitura, com pequenos momentos musicais pela Academia de Artes de Chaves, teatro de improviso “Atirei o gato ao pau ” e um momento especial com Jorge Serafim, a quem coube a apresentação da prova.

Deixe o seu Comentário

Comentário